sábado, 26 de março de 2011

Luis Patrão - Treinador do Lusitano de Évora, em entrevista !


Iremos proceder aqui no nosso espaço a uma série de entrevistas com os vários treinadores dos campeonatos distritais de Évora, para começar convidámos o treinador da equipa do Lusitano Ginásio Clube, Luis Patrão !


FDE - Mister Luis Patrão, antes de mais agradecemos a sua disponibilidade para colaborar connosco na valorização deste espaço !

Mister, chegou ao clube há cerca de um ano atrás, qual o balanço que faz desde a sua entrada no clube !

LP - Faço um balanço bastante positivo, tendo em conta o momento desportivo em que entrámos, até ao dia de hoje, formámos um plantel com 90% de jogadores do distrito de Évora, lançámos jovens da formação do clube na equipa principal, com um orçamento dos mais baixos de sempre da história do clube e continuamos com o nosso principal objectivo intacto, que é o titulo de campeão distrital e o consequente regresso á 3ª divisão nacional !

FDE - Sabemos que como atleta representou alguns dos clubes de maior dimensão no nosso distrito, com algumas conquistas pelo meio, qual a sua opinião sobre o actual momento das equipas da nossa região, principalmente as que competem em escalões nacionais ?

LP - Não estou muito por dentro da realidade de cada um deles, mas sei que em todos existem dificuldades finaceiras, isso é do conhecimento geral, desta forma, acho que está na altura de começarem a olhar para dentro dos próprios clubes, tal como nós já fazemos no Lusitano, pois existem muitos jovens com enorme valor, que por vezes são desprezados por troca com outros de qualidade duvidosa, não quero com isto dizer que não hajam jogadores provenientes doutros lados, mas terão que ter qualidade acima daqueles que cá estão para que se apresentem como mais valias e justifiquem o investimento neles feito !

FDE - No que se refere á competição em que o Lusitano está inserido, qual a sua opinião sobre a competitividade da prova ?

LP - O campeonato da divisão de honra da AFE, sempre foi um campeonato muito competitivo, normalmente dividido em 3 grupos, num primeiro grupo as equipas que lutam pela subida de divisão, um segundo grupo com as equipas que lutam pelos lugares imediatamente a seguir e as restantes que lutam pela fuga aos lugares do fim da tabela classificativa. Acho ainda, que tem melhorado muito em termos de qualidade exibicional dos jogos, facto este, que está directamente ligado á melhoria das condições de trabalho, pisos de relva sintética, melhorias nos balneários, etc, etc.

FDE - Quanto ao Lusitano, depois de um arranque algo intermitente, nesta segunda volta os resultados e as exibições têm vindo a aparecer e a luta pelo 1º lugar acendeu-se, com a recuperação de uma desvantagem de 6 seis pontos para apenas 1, do Redondense ! Como analiza o decorrer da época ?

LP - Nós temos um plantel, onde a sua maioria transitou da época anterior e a adaptação a esta competição não é fácil de acontecer, visto tratar-se de um futebol mais fisico e menos táctico ao contrário da 3ª divisão e assim, demorou um pouco mais de tempo a assimilarem os novos processos que nós queriamos para a equipa, mas de qualquer modo, temos vindo a "crescer" com o evoluir da competição e essa adaptação neste momento está consumada, por outro lado escolhemos o plantel de acordo com o carácter humano de cada elemento de forma a constituir um grupo forte e ambicioso, pois neste momento posso mesmo dizer, dá-me um enorme prazer trabalhar com este grupo que escolhemos e que trabalha em cada sessão de treino no limite das suas capacidades, e os resultados estão á vista, pois acredito muito no nosso trabalho e na qualidade humana e desportiva dos meus jogadores !

FDE - Há uma pergunta que não poderiamos deixar de lhe fazer, a próxima jornada terá um escaldante, Redondense - Lusitano, jogo este, que assumirá um carácter decisivo no desfecho final da competição e consequentemente a atribuição do titulo de campeão distrital ! Como vê este jogo ? Já pensou na estratégia para esse jogo ?

LP - Para nós, esse será mais um jogo do nosso campeonato, até porque neste momento e até ao final da prova temos tudo a ganhar e nada a perder, já o nosso adversário, depois de liderar quase toda a competição terá muito mais a perder do que nós, de qualquer forma, somos ambiciosos e queremos o 1º lugar e iremos consegui-lo, pois trará a devida recompensa a este conjunto de excelentes atletas e homens que temos o prazer de trabalhar semanalmente com o objectivo de valorizar o enorme clube que representamos !

A estratégia para esse jogo, passa por explorar os ponto fracos da equipa adversária, que são muitos, e anular os seus pontos fortes! Temos um conhecimento profundo sobre o adversário, fruto de várias observações feitas, a última das quais ontem em Borba e com isto, há uma certeza que eu tenho, iremos ao Redondo jogar para ganhar do primeiro ao último minuto de jogo, fazendo fé de que iremos ter uma equipa de arbitragem ao nivel do jogo !

FDE - Mister Luis Patrão, quais são os seus objectivos como treinador ?

LP - Permita-me ainda, antes de responder á sua questão, agradecer públicamente aos meus colegas da equipa técnica, José Coelho, João Carlos e Joaquim Cardoso bem como como ao Sr. José Maria Pinto, dep.médico, ao Sr. Manuel Teigão, director desportivo e ao presidente, Dr. Manuel Porta, pois têm sido incansáveis, agradecer-lhe todo o apoio prestado, assim como aos Sr.(s) Luis e Carlos Zambujo o facto de terem acreditado em nós !

Os meus objectivos como treinador, passam por fazer uma boa semana de trabalho tendo em vista o próximo jogo, sabendo que sou um homem de convicções e muito ambicioso, mas que gosta de viver um dia de cada vez !

FDE - Mais uma vez, obrigado pela sua colaboração e deixe-nos aqui a sua opinião sobre este espaço !

LP - Eu é que agradeço a oportunidade de poder falar um pouco de futebol, uma paixão que me acompanha 24 horas por dia e que me "rouba" muitas horas da minha vida !

Quanto ao vosso espaço, trouxe uma alma nova ao desporto eborense e que espero que continuem a valorizar !

Sem comentários: